top of page

Cultura

FESTAS JUNINAS
Durante todo o mês de Junho, Sergipe vira um imenso arraial para celebrar os três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A diversidade do festival junino em Sergipe é o que garante o melhor São João do Brasil. Cada cidade sergipana celebra as datas com características muito próprias. É um espetáculo variado de cores e sabores para agradar a todos os gostos. Uma grande festa gastronômica segue paralela aos fogos de artifício e às músicas. Destaque para as cidades de Aracaju - onde se brinca o Forró Caju e o Arraiá do Povo até o sol raiar - e Estância - com seus sensacionais shows pirotécnicos e tradicionais grupos folclóricos.

​QUADRILHA
A dança surgiu na França, no século XVIII, e chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da Corte portuguesa. Logo, essa dança de salão, típica da nobreza, foi adotada pelo povo brasileiro e espalhou-se pelo país, transformando-se em fator de identidade cultural dos festejos juninos. Os dançarinos desenvolvem a coreografia em dois cordões, compostos por pares, sendo dançada em homenagem aos santos Santo Antônio, São João e São Pedro.

​

Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

​

Carnaval

Neópolis possui um dos mais tradicionais carnavais do Estado e do Nordeste. Considerado o 2º. melhor carnaval de rua do mundo, ficando atrás somente do carnaval de Olinda em Pernambuco É conhecida como a capital sergipana do frevo. A cidade foi influenciada pela festa de rua e, até hoje, realiza os tradicionais desfiles de blocos puxados por bandas, conhecido como Zé Pereira. A festa começou pequena, apenas com os habitantes do próprio município e regiões vizinhas, como a cidade alagoana de Penedo. Entretanto, hoje, a festa cresceu e agrega gente de vários Estados brasileiros e também de vários outros países do mundo, dos quais os mais presentes são alemães, ingleses e orientais.

bottom of page